E foi mesmo isso que despertou o interesse...
A singularidade desta prova, que este ano é primeira edição!
Singularidade do MVR
O Marão Vertical Race é uma organização da Associação Desportiva de Amarante, secção de Trail Running, e é um desafio de superação pessoal que pretende testar os limites dos atletas (“Rise Up Your Limit”).
Consiste num percurso de cerca de 8,5 km com desnível positivo de 1000m, numa competição em sistema de contra-relógio, com partidas individuais efetuadas de 30 em 30 segundos e determinadas previamente por sorteio, limitado a 100 participantes.
Vamos lá?
O Nuno Almeida desafiou o grupo, e logo o Eduardo, apaixonado pelo Marão, partilhou o seu dorsal de inscrição. O Nuno Almeida inscreveu-se também, e seguiu-se então uma "chuva de inscrições" a cair no grupo, pois cada um ia partilhando a sua inscrição, uns a seguir aos outros, em jeito de desafio.
A equipa estava entusiasmada com esta prova diferente, mas o adiamento da data inicial (prevista para setembro) justificado pelas altas temperaturas, anormais para a época, e o risco de incêndio em níveis muito elevados no concelho, fizeram com que a equipa ficasse desfalcada na nova data, em finais de outubro.
A prova e os GRs
Percorrendo os belos trilhos do Marão, principalmente da freguesia de Ansiães, os atletas iniciaram a prova com sol, foram surpreendidos com flocos de neve, e finalizaram no topo do Marão, na Senhora da Serra, a 1416m de altitude.
Ao longo do percurso estiveram equipas de segurança da organização, membros do Staff no apoio aos atletas durante o percurso, fazendo soar cornetas a dar "sinal de vida" quando parecia que os atletas estavam sozinhos no monte, tendo o efeito de autênticos shots de energia.
Na chegada os atletas foram acolhidos com mantas, que bem que soube quando o termómetro assinalava 2 graus e o vento gelado se fazia sentir. No final o caldo verde e a sande de fêvera de porco grelhada retemperaram o corpo.
A organização disponibilizou também transporte desde a meta ao local de partida, embora fosse permitido fazer a descida pelos seus meios pelo percurso, em modo não competitivo, sem prejudicar os atletas que ainda se encontrassem em competição, e o Rui Pereira aproveitou para treinar um pouco mais.
Parabéns a todos os GRs pela superação deste desafio que pretende testar os limites!
Parabéns a todos pelo excelente desempenho, à Elisabete pelo 2º lugar geral feminino, e também ao Gabriel e ao Hélder, que se dividiram entre os petiscos, o apoio e as fotos.
À A.D.Amarante Trail Running, parabéns pelo evento... Venha a segunda edição!
Marão Vertical Race - Marão Vertical Race 2018
Elisabete Ribeiro - MARÃO VERTICAL RACE 2018
Sonecas - Marão Vertival Race - Album1, Marão Vertical Race - Album2,
Marão Vertical Race - Album3, Marão Vertical Race - Album4
Filipe Carril - Marão Vertical Race 2018
InAction - Fotografia - Marão Vertical