Estrela Grande Trail. Uma prova dura mas lindíssima! Paisagens de cortar a respiração onde até não faltou a neve! Os locais de passagem são os mais emblemáticos da serra... bonitos e desafiantes, com subidas exigentes e descidas técnicas, deixam-nos verdadeiramente apaixonados por esta serra.
A prova de 26K, a começar e terminar em Manteigas, com 1200m+ da Rota do Carvão, um single-track do Vale das Éguas ao Vale do Rossim, o Trilho vermelho que dá a conhecer parte do maciço central, as vistas do Curral do Martins e a fenda da Nave da Mestra. Um magnifico percurso.
Os 46kms bonitos, desafiantes, mas nunca fáceis. As várias e longas subidas, a zona do maciço central a cotas elevadas, a chegada à Torre, o trilho do Major, a Nave de St. António, a fenda da Nave da Mestra, o paradisíaco Vale do Rossim, a escalada aos Poios Brancos, o vale glaciar do Zêzere e a densa e mágica floresta a chegar a Manteigas.
A prova de 90K com 5300m+ de desnível positivo, cheio de bons trilhos, desafios constantes, com passagem por variadíssimos locais e vertentes da serra, com um grande desafio aos 35km, A PAREDE (5kms com 1200+), onde a chegada é no ponto mais alto de Portugal Continental, e ainda duas pequenas rampas (no total 6,5kms com 1200+) onde é possível contemplar Manteigas e o famoso Vale Glaciar do Zêzere.
Gaia-Running fez-se representar nas três distâncias com um total de dez atletas classificados. Os resultados foram excelentes e todos os atletas estão de parabéns!
Salientam-se as classificações de escalão:
Elisabete Repas, 26k - 1º F50
Orlanda Rego, 26k - 2º F45
André Dias, 26k - 3º M40
José Rodrigues, 26k - 3º M50
Fernando Santos, 46k - 3º M55
Fernando Vieira, 26k - 3º M60
De realçar a prestação e resultado do ultra-atleta Francisco Oliveira, finisher dos 90km, que participou nesta prova uma semana depois da sua participação no Ultra Trail de São Mamede com 75km realizados.
Parabéns equipa!